01/12/2010

Dia da Restauração da Independência

Rainha D. Luísa de Gusmão e Rei D. João IV
      Celebra-se hoje, dia 1 de Dezembro, mais um aniversário da Restauração de Independência de Portugal, ocorrida no longínquo ano de 1640. Nesse dia, um grupo de fidalgos apoiados pelos populares de Lisboa invadiram o Terreiro do Paço, ocultando as armas sob as roupas. 
    Ao toque das nove horas assaltaram subitamente o palácio, derrubando tudo quanto se lhes tentou opor. Dirigiram-se para a sala do Secretário de Estado, Miguel de Vasconcelos, mas só o encontraram escondido num grande armário de madeira e executaram-no aí mesmo, sem que tenha havido qualquer troca de palavras. O seu corpo, diz-se ainda com vida, foi arremessado da janela, directamente para a praça, lançando depois sobre  ele púcaros de prata, salvas, castiçais, doces, queijos, para atrair os populares que observavam à distância o desenrolar dos acontecimentos. Um grupo de mendigos se lançou sobre estes objectos e entraram no palácio e saquearam tudo o que havia. A Duquesa de Mântua (D. Margarida de Sabóia), vice-rainha de Portugal, foi aprisionada e poucos dias depois autorizada a regressar à Corte Espanhola.
     Este assalto não durou mais de quinze minutos, mas foi derrubada a Dinastia Filipina e foi aclamado D. João IV, como Rei de Portugal, conhecido para a história como o Restaurador.

                                                                  Prof. Elisabete Timóteo

Sem comentários:

Enviar um comentário