06/02/2011

Lendas

A lenda dos Mouros
        Perto de Nisa, no Alentejo, morava um casal de mouros. Eles eram muito felizes e esperavam o primeiro filho. Numa noite, a mulher começou a ter dores de parto. O marido logo procurou a ajuda de uma parteira que se prontificou a ajudá-los. 
        Como tudo correu bem, o casal quis retribuir oferecendo-lhe... carvão! A parteira ficou ofendida e, no caminho para casa, foi-se desfazendo da oferta. Chegando a casa, notou que o carvão que ainda lhe ficara no bolso se tinha transformado em moedas de ouro. Espantada correu à procura do carvão que tinha atirado fora durante o percurso para casa. No entanto, o mouro seguira-a e apanhara todas pedras de carvão que a parteira tinha deitado ao chão.

    A lenda da Banda de Mouro
        Há muitos anos quando os Muçulmanos vieram esconder-se para a Madeira, trouxeram com eles todos os seus tesouros e riquezas. Vários dias antes dos Cristãos descobrirem que os Mouros ali se esconderam,  tiveram tempo de esconder os tesouros e riquezas numa gruta chamada "Banda de Mouro". Conta a lenda que este sítio está amaldiçoado pelo Diabo.
        Conta-se que um dia, um grupo de pessoas entrou nessa gruta com um cão preto e um pedaço de carne de porco. A certa altura o cão começou a ladrar e desapareceu misteriosamente. Nesse momento ouviu-se um som de correntes e uma das senhoras ,que ia no grupo, gritou o nome de Deus e a arrastada de correntes parou e uma luz branca  e muito intensa apareceu. O grupo de pessoas fugiram da gruta, mas deixaram cair a carne de porco. Uma das pessoas voltou atrás para recolher a carne, mas tinham desaparecido, assim como o cão preto. Tinham desaparecido para sempre.

   Trabalho realizado por Délia Rodrigues, 5ºB                                               

       

Sem comentários:

Enviar um comentário