28/02/2011

Trabalhos sobre "A minha Rua"

Caminho dos Barreiros
        A minha rua chama-se Caminho dos Barreiros. Barreiros, porque antigamente havia uma barra de nevoeiro e quase sempre quando passávamos nessa rua, nem dava para ver a paisagem. Mas agora isso já não acontece, porque cortaram as árvores para construir casas. Também chamaram caminho, porque antigamente havia um caminho de árvores alinhadas, que apenas se via em dias de sol, o que era raro. O chão da minha rua é diferente das outras ruas, porque possui pedras alinhadas e muros antigos, que parecem que vão cair, mas até agora não caíram.
               Trabalho realizado por: Ana Vitória Pereira Freitas, 6ºA

Rua José Joaquim da Costa
José Joaquim da Costa
  


    A minha rua designa-se Rua José Joaquim da Costa e foi atribuído esse nome em homenagem a um grande professor e deputado à Assembleia Regional que nasceu na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos.
         Trabalho realizado por Diogo José Azevedo Neves, 6ºA





  Vereda da Constantininha
Tabuleta toponímica da minha rua
     A minha casa situa-se na Vereda da Constantininha. Este nome deve-se ao facto de, à uns anos atrás, residir nesta vereda uma senhora, muito religiosa, conhecida por Sra. Constantininha. A senhora ensinava catequese às crianças, sendo muito amiga e admirada por todas as pessoas da zona.
          Trabalho realizado por Lara Sofia Silva da Costa, 6ºA



Caminho do Estreitinho
Tabuleta de identificação
Caminho do Estreitinho
       O caminho onde vivo tem como nome Estreitinho, devido a este ser estreito. Nos dias de hoje verificamos que este caminho já não tem tanta utilidade como antigamente, isto porque a passagem de meios de transporte  têm muita dificuldade em percorrer este caminho. Isto acontece também por causa da construção de uma nova estrada, a Estrada Municipal das Romeiras, que passou a ter mais utilidade nesta localidade.
     Trabalho realizado por Margarida Beatriz de Jesus Figueira, 6ºA

Vereda do Poço da Cachadinha

Tabuleta toponímica
      A origem do nome "Cachadinha" deve-se ao facto de haver um família cuja alcunha é "cachadinha" e eram proprietários de um poço de rega no final da vereda.

      Trabalho realizado por Maria José Reis Vieira, 6ºA
       


Rua da Achada
Edifício antigo da Junta de Freguesia

     A Rua da Achada situa-se na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, na paróquia de Nossa Senhora da Graça. A zona designa-se por Achada, por ser uma pequena área mais ou menos plana.
     A Achada pertenceu a José Fernandes de Azevedo (1923), que era dono de um grande parte dos terrenos do Estreito de Câmara de Lobos.
      A Rua da Achada liga-se à Rua José Joaquim da Costa e à Rua João Augusto de Ornelas. Esta rua foi construída em diversas fases. Inicialmente era uma vereda, mas após a construção da EB2/3 do Estreito de Câmara de Lobos (1978) foi alargada aproximadamente cem metros.
    Trabalho realizado por Marta José Ornelas Costa Freitas, 6ºA

Vereda das Romeiras
Centro de Saúde das Romeiras
     A Vereda das Romeiras fica situada na freguesia do Jardim da Serra. Nessa rua encontramos o Centro de Saúde das Romeiras. 
     Terá possivelmente esse nome, porque antigamente nesta zona existiriam muitas romeiras, ou seja, árvores que dão romãs.
     Trabalho elaborado por Norbeiro José Solorzano Correia, 6ºA

Caminho da Escola do Garachico
Nossa Senhora do Bom Sucesso, padroeira da Igreja do Garachico
Antiga Escola Primária do Garachico
        O Garachico é um sítio que pertence a duas freguesias: Câmara de Lobos e Estreito de Câmara de Lobos. O Garachico estende-se da Ribeira do Inferno até ao Cabo Girão, com uma extensão de cerca de três quilómetros. Antes da construção da actual igreja existia a Capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso que acabou em ruínas. A nova Igreja foi inaugurada a 1 de Janeiro de 1961, sendo a sua padroeira a Nossa Senhora do Bom Sucesso.
      O Caminho da Escola do Garachico é assim chamado por existir um caminho que vai dar à antiga Escola Primária do Garachico, mas que foi renovada e inaugurada em 22 de Setembro de 2009.
        Trabalho elaborado por: Pedro Gonçalo da Silva Faria, 6ºA

Estrada João Gonçalves Zarco

    A Estrada João Gonçalves Zarco foi inaugurada no dia 18 de Maio de 1995. Esta Estrada Regional faz o trajecto interior do concelho de Câmara de Lobos, ou seja, desde a Ponte dos Socorridos à partilha da Quinta Grande com o Campanário.
    O arruamento tem este nome em homenagem a João Gonçalves Zarco, que foi o descobridor e capitão Donatário da Madeira, juntamente com os navegadores Bartolomeu Perestrelo e Tristão Vaz Teixeira, no ano de 1419. Conta-se que durante uns tempos, Zarco viveu numa gruta (câmara) que dividia com os lobos marinhos, daí Câmara de Lobos e a homenagem a este navegador.
       Trabalho elaborado por Ana Catarina Azevedo de Jesus, 6ºB


 Caminho da Estrela
Tabuleta toponímica

    O Caminho da Estrela até o ano 2000 era denominado por Caminho do Castelejo. Este nome tem a ver com o facto de existir no final desse caminho a "Venda da Estrela", um local de comércio.
     Trabalho elaborado por Rosa dos Anjos Barros da Silva, 6ºB


Rua da Vargem
Rua da Vargem (passado e presente)
    A Rua da Vargem foi inaugurada no dia 14 de Outubro de 2004 e estende-se desde o cruzamento da Rua Francisco Figueira Ferraz à Rua José Joaquim da Costa, no sítio da Vargem.
    Esta rua foi construída sobre o caminho da Ponte do Roque, mas foi salva a Ponte do Roque, uma das pontes mais antigas de Câmara de Lobos.
    A Rua da Vargem faz também a ligação com a Rua das Vinhas, onde viveu o lendário Minéu. Minéu é o nome de um habitante do Estreito de Câmara de Lobos que ficou célebre por várias histórias que a tradição conta acerca dele. Viveu no sítio da Ribeira Fernanda, junto ao Caminho da Ponte do Roque, que depois das obras de alargamento, se tornou na Rua da Vargem.
  Trabalho elaborado por: Sónia Carolina dos Santos Andrade, 6ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário