22/05/2011

Biografia de Salgueiro Maia

Salgueiro Maia (1944-1992), prestigioso capitão no 25 de Abril de 1974
       Salgueiro Maia foi um dos distintos capitães do Exército Português que liderou as forças revolucionárias durante a Revolução dos Cravos. Filho de Francisco da Luz Maia e de Francisca Silvéria Salgueiro. Frequentou a escola primária em São Torcato, Coruche, mudando-se mais tarde para Tomar, onde concluiu o ensino secundário no Liceu Nacional de Leiria. Licenciou-se em Ciências Sociais e Políticas e em Ciências Etnológicas e Antropológicas.
     Em Outubro de 1964 ingressa na Academia Militar, em Lisboa, e dois anos depois apresenta-se na Escola Prática de Cavalaria (EPC) de Santarém. Em 1968 é integrado na 9ª Companhia de Comandos e parte para o Norte de Moçambique, em plena Guerra Colonial, cuja participação lhe valeu o cargo de capitão, já em 1970. Em Julho do ano seguinte, embarca para a Guiné, só regressando a Portugal em 1973, onde seria colocado na EPC.
       Por esta altura iniciam-se as reuniões do M.F.A. (Movimento das Forças Armadas) e, Salgueiro Maia, como Delegado de Cavalaria, integra a Comissão Coordenadora do Movimento. Depois do 16 de Março de 1974 e do "Levantamento das Caldas", foi Salgueiro Maia, a 25 de Abril desse ano, quem comandou os carros de combate que montou cerco aos ministérios do Terreiro do Paço forçando os carros de combate que montou, cerco aos Ministérios do Terreiro do Paço forçando, já no final da tarde, a rendição do Presidente do Conselho Marcelo Caetano, no quartel do Carmo, que se entregou finalmente ao General António de Spínola. Salgueiro Maia levou Marcelo Caetano ao avião que o transportaria para o exílio no Brasil.
                                    Trabalho realizado por: João Gonçalo Sá, 6ºA

Sem comentários:

Enviar um comentário